sábado, 30 de janeiro de 2010

Autista, eu? Não; apenas humana!

De acordo com a Wikipédia. o autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas.

Pois bem. Recentemente, durante uma viagem a trabalho reencontrei antigos colegas de escola. Entre batatas fritas e sucos de laranja, colocamos a conversa em dia, rimos e nos consolamos mutuamente.

Um dos meus colegas partilhou ente risos e lágrimas o término de seu relacionamento amoroso. Em meio a um misto de indignação e humor, ele contou-nos que sua ex-namorada terminou acusando-o de insensível, grosseiro e.. autista! Autista?? - indagou o colega, estupefato.  -Sim! disse ela. - Você vive no seu próprio mundo e não deixa ninguém entrar. 

Fim de história, relacionamento terminado, prognóstico lançado; fim da noite e fui embora pro hotel...

No outro dia cedo, embarquei no ônibus de volta pra minha cidade, mas o rótulo imposto pela ex-namorada não me saía da cabeça. A verdade é que fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi "dar um google" sobre o autismo. Entre comportamentos ritualísticos, inflexibilidade nas rotinas ou rituais, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades; descobri que na verdade, muitos autistas não são muito diferentes de pessoas tidas como normais: possuem hábitos consolidados, reagem com dificuldade a situações que os desagradam, possuem manias e preferências(wikpedia).

Aí me achei! rsrsrs
Quando ouvi o relato do colega; me identifiquei  e me "culpei" com a descrição feita pela ex-namorada.
Sabe? Gosto do meu mundo, de ter as minhas coisas, do meu espaço. Tem dias(muitos dias) que não quero ver ninguém, falar com ninguém. Nesses dias, evito falar ao telefone, me irrita responder à mais simples das perguntas e se sou obrigada, por força do trabalho, a sair de casa; finjo-me de morta.
No geral, odeio dividir meu sanduíche ou meu pedaço de pizza; evito me aprofundar nos relacionamentos e reajo com dificuldades a situações que me desagradam.

Enfim, transtornos psicológicos à parte, tenho o meu mundo! Às vezes saio e dou umas voltinhas por aí.. mas volto logo pro meu mundinho!
Autista; eu? Não! Descobri que sou apenas apenas humana!

Ass: Sal, daqui de dentro do meu mundo! Quem sabe um dia eu saio?

Nenhum comentário: