domingo, 17 de janeiro de 2010

A ceia.. sem ritualismos embrenhados de paganismo histórico.

Estive hoje celebrando junto com alguns irmãos a ceia do Senhor.
Culto coletivo abençoado e cheio da graça de Deus e excelente ministração do pastor a respeito da errônea idíea de "santificar" a ceia...
Saí da celebração com um questionamento pertinente: Incrível como muito do cristianismo vivido hoje é, em diversas esferas,  repleto de ações herdeiras dos ritualismos pagãos, de cultos a deuses gregos e práticas satanistas.
Infelizmente, há uma grande parcela de cristãos que crêem na ceia como um instrumento de graça e salvação. Outros, participam da ceia buscando ser "investido" de um poder sobrenatural. E há ainda os que se sentem culpados e condenados se, por motivos justos ou não, forem impedidos de tomar parte no ritual da ceia da comunidade cristã da qual fazem parte. No entanto, estas crenças e práticas, bem como crer que na ceia bíblica, o pão e o vinho se transformam no próprio Deus, são reflexo e herança de rituais das  crenças pagãs dos antigos cultos gregos, quando partes dos animais eram oferecidas aos deuses e aqueles que as comessem durante a cerimônia incorporavam as virtudes e poderes de tais deuses.
Crêem assim também algumas tribos indígenas e algumas culturas guerreiras.
E essa não é a ceia bíblica, ensinada e ordenada por Jesus.

Ora, a ceia é um memorial. Não é um ritual que concede graça, força, poder especial, salvação e vida eterna. Jesus nos disse que o fizéssemos em memória do que Ele faria na cruz por nós.

Sendo assim, celebramos( alegramos, festejamos) a ceia como resultado de uma vida que vive pra Deus e que cumpre, sem obrigações ritualísticas os mandamentos do Senhor.

Celebramos(alegramos e festejamos) a ceia do Senhor por amor a Deus, em cumprimento a uma ordenação de Jesus, para que não nos esqueçamos e juntos sempre lembremos de que Ele nos amou e a si mesmo se deu por nós.

Celebramos a ceia bíblica porque cremos que Jesus é único, suficiente Salvador e que morreu eficazmente uma só vez pelos nossos pecados, não havendo necessidade de nenhum rito adicional. Cremos também que Ele ressuscitou, está à direita do Pai, interecede por nós e nos chama para uma comuhão perfeita, irrestrita e sem intermediários.

Ass: Sal; em busca do cristianismo real, aquele do dia-a-dia, de carne e osso.. sem ritualismos embrenhados de paganismo histórico.

Nenhum comentário: