segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Generosidade!

Cresci ouvindo e aprendendo que melhor é dar do que receber!
Para os meus ouvidos infantis, essa afirmação não soava totalmente verdadeira!
Ou pelo menos, um pouco estranha e não tão fácil de ser posta em prática; já que ganhar presentes, elogios, ou qualquer outra coisa é sempre bom!





Pois bem! Fato é que aprendi desde cedo a repetir essa frase quando me sentia lesada em alguma brincadeira de amigo oculto, ou quando tinha que repartir algo meu com outra criança; ou ainda quando tinha que me desfazer de algum brinquedo ou pertence que me era caro, em prol de outrem.
Em casa, sempre fomos ensinadas, eu e minhas irmãs, a dividir, repartir, compartilhar entre nós mesmas e com os outros. E na igreja aprendi cedo e nunca tive problemas em dizimar ou ofertar. Nem também em repartir o que tive ao longo da vida! Hoje, é assim também que procuro ensinar à minha filha. Dar, repartir, compartilhar sempre!




 Mais recentemente, eu entrei em contato com uma "filosofia" da generosidade que vem mudando a minha maneira de encarar aquela outra verdade acerca do "dar".
Um pastor muito alegre que conheci, me fez "ver" o "dar" com outros olhos;  ...e pensar que tudo começou com uma história sobre bananas que ele mantém no carro e oferece aos frentistas que abastecem o seu carro. Esse pastor, a que me refiro, tem também por costume manter balas em seus bolsos e pasta, para ofertar às crianças da igreja e assim, com o falar e o fazer, vem ensinando que através de pequenos gestos do dia a dia podemos praticar a generosidade no dar e partilhar.

Assim, partindo do conceito GENEROSIDADE  vou aprendendo aos poucos, paulatinamente a partilhar e a experimentar na vida real o significado da alegria em repartir!
Inspirada no princípio da Generosidade, experimentei, por exemplo, não fazer conta dos centavos das corridas do taxi e passei a arredondá-los para números inteiros. Sempre! Todas as vezes! E quer saber: Não tem me faltado!





E um dia desses, eu também fui abençoada por um taxista com um pequeno desconto. E ele disse: - Uns deixam a mais e eu também posso abrir mãos de alguns centavos. Parece que ele também está praticando o tal princípio... Rsrs

Também tenho procurado abrir mão de algumas das minhas roupas para doação. Isso nunca foi muito fácil para mim. Gosto mesmo das minhas coisas! rsrsrs Mas generosidade é dividir o que você tem com quem não tem. Aos poucos vou aprendendo!

Na divisão de contas ao sair com amigos, também estou procurando praticar o "desapego". Que amizade é essa que "briga" por dinheiro. Mais vale o amigo, né?!?! E a divisão justa?? Ah! É legal e recomendável! Mas, de vez em quando; ofereça-se pra pagar a conta ao sair com seus amigos. Dê a eles essa demonstração de amor.

Acho que ainda vou descobrir muitos desdobramentos do princípio da Generosidade. Aos poucos vou alargando o significado do termo e aplicando em cada vez mais momentos do meu dia.
Até então só tenho recebido lucro em troca: paz de espírito, alegria interna, satisfação pessoal e muitos sorrisos.

O contrário de generosidade, pra mim, é avareza. É querer tudo pra si, o melhor pra si, o maior pra si. Ao passo que Generosidade é: dividir, repartir, dar, partilhar, enfim: amar!!

A Bíblia diz que Deus ama o que dá com alegria(II Cor 9:7) Se não há alegria no repartir, não há amor: não tem valor pra Deus! Foi um sacrifício de tolo, em vão!

Sejamos sempre muito mais generosos! O mundo todo e nós mesmos só temos a ganhar!

Ass: Sal, que está aprendendo....

Nenhum comentário: